Sêo Dotô, Sêo Dotô!

Sêo Dotô, Sêo Dotô!
Zé Pelintra chegou.

domingo, 9 de outubro de 2011

Nossa Senhora de Nazaré Rogai Por Nós.


Nossa Senhora de Nazaré é um dos títulos dados a Maria, mãe de Jesus. A devoção teve início em Portugal e espalhou-se pelas colônias portuguesas. No Brasil, a devoção a Nossa Senhora de Nazaré tem grande expressão em aqui em Belém (Pará) através do Círio de Nazaré, que se tornou uma das maiores procissões católicas do mundo, reunindo anualmente cerca de dois milhões de pessoas.



Aqui no Pará...A devoção à Nossa Senhora de Nazaré é de origem portuguesa. Introduzida no Pará pelos jesuítas, há mais de 200 anos é cultuada na festa do Círio de nazaré.


Um pouco de história: Consta que a imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi encontrada pelo caboclo Plácido José de Souza no ano de 1700, às margens do igarapé Murucutu. Levou para sua casa e no dia seguinte a imagem havia desaparecido. O caboclo tornou a encontrá-la no igarapé, recolhendo-a novamente. O fato repetiu-se várias vezes até que foi construída uma pequena capela no local. Com o aumento da devoção, foi construída a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré nesta localidade, hoje Belém do Pará.


Procissões semelhantes ocorrem no estado em Cametá, Marabá, Mãe do Rio, Macapazinho, São Miguel do Guamá, Soure, São João de Pirabas, Vigia.


Curiosidade: Antigamente e ainda em alguns terreiros aqui no Pará, param suas atividades na semana do Círio para homenagear a santa nas atividades católicas.


Por Abaça Afro-Brasileiro de Juliana e Banzeiro Grande

Feliz Círio.

Axé

Nenhum comentário:

Postar um comentário