Um Bablorixá que também acompanha nosso site, fez uma excelente colocação!
Ele discordou quando eu disse: "No caso do Orixá Trocado, basta assentar o Orixá correto e cultuar em igualdade."...
Então, ele colocou: Como fica os fundamentos do Ori? Como fica o Nome do Orixá? Como fica o Esu?
Então, ele colocou: Como fica os fundamentos do Ori? Como fica o Nome do Orixá? Como fica o Esu?
Primeiro, quero agradecer pelo comentário!
Quando o Sacerdote que estiver cuidando do caso, iniciar os procedimentos, irá verificar e confirmar: o que o Orixá aceita.
Quanto ao Esu, prefiro não dizer nada. Apenas, que Esu é Esu.
Com uma pedra, folhas, poucos materias, e principalmente, o Axé do Babalorixá ou Iyalorixá: Esu pode ser muito bem assentado.
Mas muita coisa mudou! Tantas coisas novas apareceram! A lista de uma iniciação no Candomblé Antigo, era muito menor. Muita coisa que existe hoje, não existia.
E eu me pergunto: o Axé era mais fraco? ___ Não! Pelo contrário, o Axé era mais Forte!
Podíamos ver Orixás que falavam... numa lígua enrolada, mais falavam e vinham de olhos abertos.
Hoje em dia é difícil encontrar um Orixá desta forma. A maioria não fala, e vem de olhos fechados.
Sei que muito se perdeu. Mas muitos fundamentos ainda estão aqui, para serem aprendidos e utilizados.
Aproveito para comunicar o lançamento
de um novo eBook(e-livro): Clique e Veja!
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Até breve!
Robson de Xangô
Robson de Xangô
Axé
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