Sêo Dotô, Sêo Dotô!

Sêo Dotô, Sêo Dotô!
Zé Pelintra chegou.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Ano Novo!!! Vida Nova!!!



Quem neste nosso imenso Brasil, independentemente de credo ou religião, não atirou uma rosa ao mar, derramou algumas gotas de perfume, disse uma oração mesmo sem saber rezar pedindo aos orixás proteção, amor, saúde, dinheiro ou paz? Mas, para pular as sete ondas ou seguir qualquer outro ritual, há que se ter, além da fé, conhecimento e sabedoria. Por isso fomos consultar três pais-de- santo, que explicaram direitinho o que é preciso fazer para atrair todas as energias positivas.  Podem-se escolher dois horários para entregar as oferendas: meia-noite, como manda a tradição, ou o primeiro nascer do sol do ano.


As rosas utilizadas nos rituais não podem ter espinhos. Relacionados com a dor e com as dificuldades, eles não combinam com nenhum pedido alto-astral. Depois de entrar na água para fazer os seus pedidos, não saia de costas para o mar em sinal de respeito aos orixás. E, mesmo longe de casa, não se esqueça dela na passagem do ano. Deixe algumas lâmpadas acesas e espalhe um pouco de arroz pelos cômodos. É importante começar o ano com luz e de preferência vestida de branco, a cor de Oxalá, deus do princípio de uma nova vida.
Para atrair ou manter um grande amor: se você for casada, acenda duas velas amarelas, de preferência de mel. Caso seja solteira, apenas uma. Peça a Oxum (deusa do amor, da fertilidade, da pureza e do ouro) tranqüilidade e estabilidade no relacionamento ou, se estiver sozinha, que apareça uma pessoa especial. Ao redor da vela, que deve estar queimando, derrame mel. Coloque quatro búzios, quatro moedas do mesmo valor e, por último, oito ou dezesseis rosas amarelas (os números de Oxum). Fique na praia até a vela queimar.

(Fonte: Pai-de-santo Francelino de Shapanan, coordenador do Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileira no Estado de São Paulo)



Para afastar os maus fluidos: vá para a beira do mar e, com a água batendo na sua canela, derrame pipoca no seu corpo da cabeça aos pés. Deixe a água do mar levar a pipoca, que pertence ao orixá Omolu, senhor da vida, da cura e da saúde.(Fonte: Pai-de-santo Francelino de Shapanan)Seu amor de volta: pegue oito fitas de cores diferentes (só não utilize preto e vermelho), cada uma com 1 metro. Olhe para o mar e coloque quatro fitas em cada ombro deixando que elas escorreguem pelo seu corpo. Em seguida, com os pés na água, tire as pétalas de três rosas amarelas, jogue-as por cima da sua cabeça e deixe que caiam no mar. Depois, solte as fitas na água, uma de cada vez, pedindo a Oxum para trazer de volta o seu amor.(Fonte: Pai-de-santo Aristides Oliveira Mascarenhas, vice-presidente da Federação Baiana do Culto Afro-Brasileiro)Garantia de paz, tranqüilidade e prosperidade: misture pétalas de rosa branca, arroz cru e uma essência de sua preferência e passe pelo corpo. Olhe para o mar e reze pedindo paz e prosperidade para o ano novo. Em seguida, tire os sapatos e entre vestida com uma roupa branca no mar. Dê três mergulhos e saia da água de costas para a areia.

(Fonte: Pai-de-santo Francelino de Shapanan)




FELIZ ANO NOVO E MUITO AXÉ PARA TODOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário